Os primeiros potiguares a romperem a barreira do 01 minuto - Suporte - Natação do RN

Suporte - Natação do RN

Na piscina ou no mar, tudo sobre natação potiguar

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Os primeiros potiguares a romperem a barreira do 01 minuto

Compartilhe
À exceção do estilo peito, a natação potiguar integrou seus primeiros nadadores que romperam a barreira dos 60 segundos, de forma redundante, o dramático 01 minuto na prova dos 100 metros. Um breve histórico destaca os potiguares nos estilos Borboleta, Costas e na prova do nado Livre. Os dados reconhecidos são de fontes oficiais com especial credibilidade da CBDA e da FAN.


Paulo de Tarso. É o primeiro nadador potiguar a baixar de 01 minuto na prova dos 100 metros Livre. No alto de seus 17 anos, precisamente em 18 de dezembro de 1972, Paulo nadou os 100 metros Livre para 00’58.9’’ num campeonato Norte-nordeste na Bahia. Na época, Paulo de Tarso foi treinado pelo major Porciúncula; hoje coleciona mais de 40 medalhas nacionais na categoria máster.

Rômulo Mattos Jordão. Na transição para o segundo milênio, no jubileu do ano 2000, Rômulo perseguiu suas melhores performances na prova dos 100 metros Borboleta, desde o início do ano. Mantendo o foco, Rômulo foi baixando de 01’03.91’’ em 30 de março, para 01’02.63’’ em 10 de maio, depois para 01’00.99 em 03 de junho e finalmente, rompeu a barreira do 01’00.00 em 12 de agosto ao tocar a borda com 00’59.41’’. Na época, Rômulo foi treinado pelo próprio pai e técnico do SESI, Amaro Jordão. Hoje, Rômulo é recordista sul-americano máster, no 4x100m Livre 120+ Masculino (com George Rosendo, Thiago Lima e Alexandre Zuanazzi).

Ney Lima Filho. Para tornar-se o primeiro nadador potiguar a romper a barreira do 01’00.00’’ a exemplo de Rômulo, Ney também perseguiu sua melhor performance no estilo Costas. Passo a passo, Ney foi para o Rio de Janeiro com 01’01.63’’ e em 07 de junho, bateu 01’00.44’’ (foi campeão brasileiro ao vencer a prova). Exatamente um mês depois, no dia 07 de julho, Ney estava em Salvador/BA, para o torneio Norte-nordeste e nadando sua especialidade no 100m Costas, bateu incríveis 00’59.38’’. O nadador de apenas 15 anos é treinado por Rodrigo Villar e ficou a 88 centésimos do recorde brasileiro da categoria juvenil.

Estilo peito. Fontes ainda passíveis de credibilidade aproximam dois nadadores potiguares do 01’00.00’’ no 100m Peito (pesquisa em andamento). Apesar de fisiológica e estatisticamente a prova do 100m Peito ser de seleção exclusiva para quem nada próximo ou chegou a baixar de 01’00.00’’, reconhecemos apenas os atletas que mais se aproximaram, uma vez que até mesmo a nível mundial ou olímpico, o 100m Peito tem sido visto como a prova mais selecionista do mundo.

Feminino. A nadadora potiguar que mais se aproximou da barreira no 01’00.00’’ é Joeline Nascimento, cujo recorde estadual perdura desde 2011 (há 07 anos), com 01’01.81’’ no 100m Livre (categoria juvenil). 

Credibilidade oficial. Os dados aqui publicados se baseiam tanto na oficialidade da FAN e da CBDA quanto na credibilidade de informações publicadas da década de 1970. Porém, seria possível contestar qualquer informação publicada, desde que reconhecida oficialmente através de eventos estudantis, universitários ou internacionais, enviando a contestação devidamente documentada para o email do editor [natacao.potiguar@gmail.com]. Com especial destaque, agradecemos a presteza no esclarecimento de dúvidas por parte da diretoria da CBDA e de Roberto Callero, da Federação Aquática Paulista – FAP.



2 comentários:

  1. Informações equivocadíssimas! Se você tivesse tido o cuidado de pesquisar veria que eu fui a primeira e ÚNICA mulher do RN a nadar em menos de 1´00 os 100 metros livre. Olhe os registros da CBDA. Em 08/05/2003 nadei pela primeira vez para 59"97.

    http://www.cbda.org.br/cbda/atleta/perfil/registro/029160/gisele-simplicio-morais

    Além disso, Marília Brito Obteve tempos melhores do que o que você mencione.

    Se for para publicar inverdades, nos poupe dos seus comentários.

    ResponderExcluir
  2. Após consulta a diversas fontes de informação e considerando a procedência da veracidade publicada no link informado pela internauta, informamos que sim, o registro da nadadora Gisele Simplício Morais na prova de 100 metros nado Livre é de 59 segundos e 97 centésimos.

    Circunstâncias que serão melhor esclarecidas numa NOTA a ser publicada ponderam contra a argumentação da atleta ao insinuar o desconhecimento de suas performances tidas como “exclusivas” e obtidas em competição não registrada pela federação local.

    Outrossim, não podemos considerar a nadadora como suposta “única” atleta a ter feito o 100m Livre abaixo de 01’00.00’’, uma vez que informações extra-oficiais desmerecem tal feito, porém gerando uma lacuna diante dos registros oficiais da FAN durante as décadas anteriores ao ano 2000, ano em que a atual presidente assumiu a federação.

    Reconhecemos o mérito da nadadora Gisele Simplício Morais em ter rompido a barreira do 01’00.00’’ nos 100 metros nado Livre. Se não houvesse contestação, seria ela sim a “única e exclusiva” nadadora potiguar a realizar o feito. Porém, por outro lado, o editor do blog informa que não temos a mínima intenção de prejudicar o status de qualquer nadador e não nos responsabilizamos pelas informações contraditórias entre a atleta e seu ex-técnico.

    O teor do comentário da atleta ao invés de elucidar o que a comunidade aquática precisa saber para enaltecer os méritos de um atleta da nossa terra surtem de forma contraditória pelo que se espera de uma grande vencedora, ao atingir o status dos demais atletas citados a partir de registros oficiais. Assinamos que não se trata de informações “equivocadíssimas”, como citou a internauta, contra informações oficiais e assim desmerecemos sua suposta tentativa de atingir a credibilidade que temos diante das principais entidades do desporto aquático. Reiteramos que em NOTA a ser publicada os detalhes e as circunstâncias que pesam contra o registro da atleta serão melhor esclarecidos.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário...

Pages