Bora, amanhã é dia de treino! - Suporte - Natação do RN

Suporte - Natação do RN

Na piscina ou no mar, tudo sobre natação potiguar

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Bora, amanhã é dia de treino!

Compartilhe
Quando você está disposto a encarar uma nova fase na vida, uma revisão de tudo quanto possa ter dado errado é necessária como uma auto-avaliação. Há algumas décadas havia uma cultura de pensar que havia uma espécie de predestinação para os “escolhidos” ao pódio. Tal privilegismo escondia nada mais que a intenção de manter-se numa posição confortável, sem que a concorrência pusesse o recorde em xeque.



“No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz”.
Ayrton Senna


Predestinação ao pódio é a ideia mais descabida com leve tendência à estupidez que alguém possa alimentar em si, quando a gente confronta essa grande lição de um dos maiores ícones do esporte brasileiro e mundial. Graças a Deus, a nova geração de nadadores potiguares e brasileiros está mostrando isso na piscina, e é belo ver cada conquista contra aquelas antiquadas imposições da melhor raia. Não digo que o melhor tempo de eliminatória não mereça a raia 04, mas os másteres acima dos 45+ sabem muito bem o que é se inscrever num campeonato estadual com o tempo de 22’’ nos 50 metros livre, quando esse tempo era recorde mundial na década de 1980 (inscrições feitas por indicação e não por tempo oficial para pegar “a melhor raia”).



Poderia parecer desgastante esse tipo de recordação, se necessário não fosse focar em suas potencialidades para estabelecer o novo recorde da prova. “Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz”, é simples. Não interessa quem se inscreveu na raia 04 e posa de estrela no banco de controle. Não interessa o alarde das 14 vezes que seu adversário subiu em 1º lugar. O ouro surge incrivelmente também para quem estava na raia 02 ou na 08 – acredite.

Fazer algo bem feito imprime o sentido da excelência de resultados, sem qualquer falsa modéstia. Há diversos grandes exemplos de campeões mundiais e olímpicos que quebraram barreiras de toda falsa idéia que a mídia às vezes alimenta sobre um dado ícone. De Anthony Nesty, passando por Kirsty Coventry até Chad Le Clos. Sem esquecer, claro, a primeira medalha olímpica brasileira surpreendendo a todos no 1500m Livre. Esse tipo de predestinação sim empolga, instiga e inspira a acreditar no seu potencial muito mais que aquela caricatura do estrelismo que construíram para que o recorde no 200m Costas não fosse tocado.

Mas para “fazer bem feito”, é preciso foco, é preciso força, é preciso fé. Sim, sim. Não tem existe outra fórmula. E para retomar os treinos, instigue-se e inspire-se nos maiores exemplos de superação. Ainda que tenha que treinar sozinho e seja necessário idealizar sua conquista, mesmo que ela venha de outra forma. Então bora, amanhã é dia de treino!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...

Pages