Natal perde oportunidade de receber competição da CBDA - Suporte - Natação do RN

Suporte - Natação do RN

Na piscina ou no mar, tudo sobre natação potiguar

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Natal perde oportunidade de receber competição da CBDA

Compartilhe
A comunidade aquática potiguar está consternada. Um evento previsto no calendário da CBDA desde o início do ano que aconteceria em Natal não mais será palco para nossos nadadores. O Torneio Norte-Nordeste Troféu Walter Figueiredo mudou de sede, conforme boletim n. 238/2015 expedido pela CBDA:

Fonte: Boletins CBDA


O blog tem republicado calendários oficiais desde o início do ano, conforme as entidades responsáveis os publiquem, tais como o agendamento de competições em nossa cidade, inclusive a que estaria prevista pela CBDA. Em nota, a FAN afirmou que não teríamos “uma piscina com estruturas adequadas para a dimensão do evento”, conforme noticia a Federação em seu site oficial, no Facebook e ainda publicada matéria no site Sou Mais RN.

Fonte: Facebook da FAN

O EDHC (Complexo Educacional Henrique Castriciano) tem recebido as etapas dos campeonatos estaduais absoluto e másteres. Isso sob aval da arbitragem da FAN que quando realiza a competição, alega que tal piscina estaria dentro dos padrões exigidos por Regra Oficial da FINA. Se não tivéssemos piscina adequada para um evento de natação oficial, por que então a FAN realiza campeonatos na piscina do EDHC?

É sabido que a arbitragem oficial não é responsável tão somente por examinar as regras de estilos e provas de natação, como também as dimensões e condições de uma piscina (blocos, raias, acessos etc.), para que um evento de tal forma ocorra dentro dos padrões da FINA exigidos pela CBDA.

Porém, a arbitragem não tem atribuição nem poder público de fiscalizar a acessibilidade e condições estruturais de uma piscina para que um evento de natação aconteça. No nosso território, isso fica a cargo da fiscalização da SEMURB (Prefeitura de Natal) ou do Ministério Público (Governo Federal). Dessa forma e considerando a nota da Federação, não seria compreensível a afirmação de que Natal não teria piscina com estrutura adequada. Não há laudo técnico do Poder Público alegando isso na referida nota expedida pela FAN.

Para quem frequenta as piscinas olímpicas de nossa cidade que estão no EDHC, na UFRN, no SESI ou no CAIC, é perceptível que só a do CAIC não comportaria um evento que abarcasse mais de 500 pessoas. A UFRN tem piscina olímpica sim com uma arquibancada enorme, com capacidade para mais de 1000 pessoas e ainda 02 piscinas semi-olímpicas em seu parque aquático que poderiam servir para soltura. Isso sem contar a piscina do EDHC que tem um espaço adjacente enorme para arquibancada metálica e a do SESI cuja vantagem é que a arquibancada é coberta.
Piscina Olímpica da UFRN recebeu diversas competições da FAN
Foto: Franklin Rodrigues

O site Sou Mais RN noticia de cara que Natal não teria piscina para um evento do porte exigido pela CBDA, um verdadeiro absurdo sem respaldo técnico! Já na matéria o motivo teria sido a “não liberação de uma piscina”. Ou seja, se Natal tem 04 piscinas olímpicas e 03 delas em condições adequadas, seria estranha a afirmação do site como se houvesse interesse somente numa única piscina e as demais não pudessem ser vistoriadas pelo Poder Público e usadas pela CBDA.
 
Fonte: Sou Mais RN

Só pra se ter noção, Natal já recebeu um campeonato brasileiro infantil em 2002, quando o Thiago Pereira ainda despontava com mais de 30 metrosdo 2º colocado nos 200m Peito. Também recebemos campeonatos paratletas de natação sob responsabilidade do Comitê Paralímpico Brasileiro em 2009. Tanto as piscinas da UFRN quanto as do SESI foram recentemente reformadas e melhor adequadas ao uso. Dizer que Natal não teria piscina é uma verdadeira falta de dar uma volta ali pra ver.

Se os nadadores poderiam estar consternados, isso não seria propriamente por não termos piscina adequada. Piscina nós temos sim. Porém, se a CBDA faz suas exigências para que um evento ocorra dentro de um prazo e não se cumpriu as exigências da CBDA, então não se responsabilize os locais que têm piscina a pretexto de não se cumprir as exigências da CBDA. Quando a nota da FAN explicita “liberação de uma piscina”, quem daria liberação? Se não há laudo técnico do Poder Público impedindo ou embargando uso de alguma das piscinas (ou de todas elas), então quem estaria responsável por “liberar” uma piscina que fosse de interesse da FAN?


Piscina Olímpica do SESI
palco de diversas competições estaduais, regionais e nacionais
Foto: Franklin Rodrigues

No entanto, se daquelas 03 piscinas todas elas “incrivelmente” tiverem sido reservadas na mesma data para outros eventos que a FAN não reservou antes para a CBDA, então não se poderia comprometer o desempenho e toda expectativa de nossos nadadores a pretexto de não ser ter “liberação de uma piscina”. O constrangimento dos atletas e de seus pais quando investem em sua carreira na natação acaba sendo comprometido por interesses voltados a “uma piscina” como se as demais não pudessem ser utilizadas, dentro de um planejamento que dessem condições mínimas exigidas pela CBDA.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...

Pages