Um grupo de nadadores denominados “nadadores de Ponta Negra” realizou no último domingo, 25 de outubro, uma ação voluntária de limpeza da praia. Inicialmente, o grupo reuniu-se por volta das 10h00 da manhã e nadou do pé do Morro do Careca à praia de Alagamar. Diversos sacos de lixos foram acumulados contendo garrafas pets, sacos plásticos, copos descartáveis, sandálias e outros objetos abandonados pela população.
"Nadadores de Ponta Negra" Foto: Maria Niete |
A nadadora Maria Niete conta que essa ação voluntária é feita periodicamente pelos próprios nadadores que freqüentam a praia há muitos anos. No trecho da praia de Alagamar, onde os banhistas não têm permissão de acesso devido ser área militar sob responsabilidade da Aeronáutica, foram encontrados diversos objetos advindos do mar. Devido a direção da maresia vir das praias de Pirangi e Cotovelo para a praia de Ponta Negra, a probabilidade é de que o lixo acumulado venha dessa direção.
“Mesmo sem ter pessoas por lá, o mar trás muito lixo. E lá é onde as tartarugas desovam. Daí sempre limpamos. Vamos nadando e voltamos caminhando e juntando o lixo”, afirma Niete.
Lixo abandonado pela população Foto: Blog Atualidades |
Devido tratar-se de área militar, Niete afirma que a Aeronáutica costumeiramente limpa a praia, porém mesmo assim, o lixo provocado pela população contamina o mar até ser lançado na areia. A ação voluntária dos “nadadores de Ponta Negra” busca ajudar a Aeronáutica na limpeza para que os ninhos das tartarugas não sejam contaminados.
Nadadores juntaram diversos sacos em ação voluntária Foto: Maria Niete |
Mesmo depois da reforma da orla de Ponta Negra em que a Prefeitura de Natal distribuiu diversos cestos de lixo no perímetro da orla, a população continua a lançar lixo no mar de forma irresponsável. Alguns banhistas parecem sentir vergonha de dirigir-se à lixeira com seu lixo na mão e contribuir para um meio ambiente mais saudável, inclusive para o próprio ser humano.
Foto: Maria Niete |
E mesmo o Poder Público fazendo sua parte, espera-se que a população também contribua quando for à praia, seja em Ponta Negra ou em qualquer outra praia em nosso litoral. A ação voluntária dos “nadadores de Ponta Negra” não busca visibilidade nem fins lucrativos, portanto uma ação humanamente louvável que merece reconhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário...