Há exatamente um ano, no dia 07 de dezembro de 2014, o potiguar Marcos Macedo sagrou-se campeão mundial de natação, juntamente com Cesar Cielo, Felipe França e Guilherme Guido, na equipe de Revezamento 4x100m Medley do Brasil. O mundial de Doha/Qatar realizado pela FINA marcou a história do nadador e da natação potiguar.
Da esq. p/ dir.: Guilherme Guido (costas), Felipe França (peito), Marcos Macedo (borboleta) e Cesar Cielo (crawl) Foto: Globo Esporte.com |
Da natação potiguar, quem se lembra de Lawrence Borba, Rômulo Jordão ou Luizinho? Na década de 1990, fazer 24 segundos no 50m Livre (nadando crawl) era quase um passaporte olímpico. Relembrar os grandes expoentes da natação potiguar nos remete ao histórico de como um potiguar é capaz de ir longe, aspirando ao que o Hino Nacional declara: “Verás que um filho teu não foge à luta”.
Hoje, o potiguar Marcos Macedo faz 24 segundos no 50m estilo Borboleta (piscina de 50). Embora a competitividade profissional tenha exigido cada vez mais dos nadadores, a natação potiguar tem muito o que se orgulhar em conceber que um “filho seu” foi capaz de fazer 100m abaixo de 50 segundos e ainda, nadando no estilo Borboleta. Foi o que aconteceu na prova de Revezamento 4x100m Medley no mundial de Doha, há um ano, em que a medalha de ouro tinha destino certo para brilhar no peito de um potiguar.
No início do ano, Marcos Antônio Macedo (25 anos) foi cotado no ranking da FINA com o 8º melhor tempo do mundo no 100m Borboleta de 2014. O atleta que é recordista do campeonato José Finkel em 2014 tenta conseguir vaga para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Embora a marca conquistada no Maria Lenk em abril deste ano confira índice B na prova do 100m Borboleta, Marcos pode tornar-se também o primeiro nadador potiguar a participar de uma olimpíada.
Fonte: FINA.org |
Nos próximos dias 17 a 20 de dezembro, o nadador estará em Palhoça/SC na disputa do Torneio Open Correios – CBDA de Natação. A competição valerá como seletiva de índices olímpicos em comparação com a tabela estabelecida pela CBDA. Seus familiares e a comunidade aquática potiguar estarão na torcida pelos melhores resultados que o atleta possa conseguir, na possibilidade de carimbar seu passaporte para os Jogos Olímpicos do Rio.
Quarteto campeão mundial no Rev. 4x100m Medley 12o Campeonato Mundial de Natação FINA, Doha/Qatar Foto: Globo Esporte.com |
No vídeo abaixo, relembre a prova que sagrou o potiguar campeão mundial de natação:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário...