O nadador potiguar Marcos Macedo foi destaque no Torneio Open Correios – CBDA de Natação, realizado em Palhoça/SC. Além de conseguir o índice olímpico na prova do 100m Borboleta, o nadador também firmou vaga dentre as duas oficialmente estabelecidas pelo regulamento oficial dos Jogos Olímpicos para a natação. O evento ocorreu concomitante ao Campeonato Brasileiro Sênior – Troféu Daltely Guimarães, que serviu de eliminatórias para o Open e com premiação separada.
Logo de cara nas eliminatórias do 100m Borboleta pela manhã da quinta-feira (17), o potiguar voou baixo na prova de sua especialidade, baixando em mais de 01 segundo da última marca conseguida em abril no Troféu Maria Lenk (de 53''47 para 52''17) e conquistando o ouro pelo Campeonato Brasileiro Sênior. Esse tempo conferiu provisoriamente a primeira colocação no ranking brasileiro na disputa por vaga olímpica.
|
Fonte: Fonte: CBDA.org.br |
À tarde, aconteceram as provas do Torneio Open em que Marcos bateu em 2º lugar, conquistando a prata, enquanto o Henrique Martins superou a marca conquistando o ouro e chegando para 52''14. Dentre os atletas que firmaram índice no 100m Borboleta estão: Henrique Martins (52''14), Marcos Macedo (52''17), Nícolas Santos (52''31) e Arthur Mendes (52''33) – o índice pela CBDA é de 52''36.
|
Fonte: CBDA.org.br |
Além do destaque no 100m Borboleta realizado na quinta-feira (17), um dia antes na quarta (16), na prova do 50m Borboleta, Marcos rompeu seu melhor tempo conquistando a 2ª colocação com 23''79.
A comunidade aquática potiguar parabeniza o atleta e se orgulha de sua conquista pela vaga olímpica. Até os jogos no próximo ano, Marcos Macedo e os demais atletas que irão elencar a seleção brasileira de natação nas Olimpíadas estarão em preparação final, rumo à melhor representação dos últimos anos. Marcos Macedo marcará a história da natação potiguar como o primeiro nadador a participar de uma olimpíada. Toda torcida ao atleta.
Confira nos links:
Ele conquistou sim o ouro na prova!! Essa competição não existe eliminatórias e finais. Até existe mas de forma diferente. Pela manhã acontece o campeonato brasileiro sênior no qual ele foi de fato campeão brasileiro, ganhando o ouro. A tarde, os 8 melhores tempos, incluindo nadadores de outras categorias que nadaram pela manhã em observação no campeonato brasileiro sênior e sem disputar medalhas, nadam o Open, outra competição que também vale medalha. Ou seja, são duas competições em uma só.
ResponderExcluirOs resultados publicados foram baseados nos links fornecidos pela entidade maior de desportos aquáticos no Brasil, a CBDA, inclusive disposto o resultado final na matéria. Para resguardar o status dos canais que veicularam a notícia equivocada, preferi não expor seus links, mas garanto que as informações publicadas aqui estão de acordo com as fontes. Qualquer dúvida, favor enviar email pra franklin1500livre@yahoo.com.br que lhe repasso os links das matérias equivocadas em que também são citadas as eliminatórias e finais. Quanto ao campeonato sênior, a matéria não trata sobre isso, mas específica do Open.
ResponderExcluir