Lições da natação para sua vida profissional - Suporte - Natação do RN

Suporte - Natação do RN

Na piscina ou no mar, tudo sobre natação potiguar

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Lições da natação para sua vida profissional

Compartilhe
Além da satisfação físico-emocional que a natação causa em qualquer instância, seja relaxando, seja competindo, há diversas lições que aprendemos no esporte e que imprimem valores para toda a sua vida. Pessoas que aprenderam com seus erros e seus limites tendem a comportamentos equilibrados e isso se reflete na vida profissional, conferindo status de qualidade e sucesso. Confira abaixo algumas das principais lições que influenciam as vantagens que um nadador terá em sua vida profissional:



Dedicação
Durante anos um nadador precisa levantar-se cedo para ficar dentro da piscina até o último minuto de treino. Muitas vezes se repete várias vezes aquelas saídas, viradas e chegadas que provoca exaustão. Depois daquela competição, você acaba acreditando que poderia ter dado mais de si e naquela empolgação, quer voltar cheio de gás no treino de segunda-feira. Se o atleta se dedicar com o mesmo nível de motivação no trabalho, tudo fluíra positivamente e seus objetivos tenderão a ser conquistados. Se a dedicação faz toda a diferença pra quem conquista aquela medalha na natação, na vida profissional isso não muda.

Ser pontual
Sempre ficamos chocados quando uma pessoa usa como justificativa: “Me atrasei 15 minutos porque meu alarme não disparou (ou por causa do trânsito)...”. Todos aqueles que acordavam (acordam) para nadar de manhã cedo sabem que um telefonema de seu técnico quando está atrasado para o treino é muito pior do que o alarme não tocar. Treino às 6h da manhã significa estar na água às 6h 00 min. E esta pontualidade prepara você para o mundo profissional.

Manter-se saudável e relaxar
O maior medo de um nadador é pegar uma gripe antes de um campeonato importante. Nadadores sabem como se devem se manter saudáveis. E sabem também que para diminuir as tensões tudo o que precisam é um bom mergulho na piscina. Quando se leva uma vida saudável, a mente também é saudável. Esse estilo de vida ajuda a garantir eficiência no dia a dia do trabalho.

Aprender a vencer e a perder
Seja na natação, seja na profissão, sempre vai ter alguém que poderá superar suas expectativas. Assim como um nadador se esbarra em seus limites e outro o supera, também na vida profissional, seu trabalho poderá ser melhor apresentado por outra pessoa. Sempre alguém poderá fazer... uma apresentação ou determinado trabalho melhor do que você. Em vez de guardar rancor, a natação te ensinou (ou ensina) a ver esse ponto negativo com algo a ser melhorado.

Saber aceitar críticas 
A função de um técnico de natação é garantir a melhora do nadador dentro d’água, embora o sucesso de uma conquista esteja relacionada indiretamente ao técnico, mas principalmente à determinação do nadador. Com certeza, nadadores recebem críticas do técnico durante o treino quase todos os dias. E às vezes, não é fácil aceitar ou suportar essa ou aquela crítica. A situação é semelhante quando você recebe um puxão de orelha no trabalho: o seu chefe pode querer te tornar um profissional melhor (e sua capacidade de aceitar o “feedback” é muito maior devido aos anos de dedicação ao esporte).

Aprender a trabalhar com diferentes tipos de pessoas
Fazer parte de uma equipe de natação significa conviver com pessoas e hábitos que você nunca havia convivido. Você pode até não concordar com todos eles ou aceitar as pessoas do jeito que elas são, mas nesses momentos é necessário dividir raia e dar o seu melhor dentro da água. Essa tolerância é admirável no mundo profissional – não se preocupe. Conviver com todo tipo de pessoa é algo que irá te dar maturidade profissional advinda daquela convivência em equipe de natação.


Fonte:

  
 
Franklin F. Rodrigues
Editor, escritor e administrador do blog.
Atleta amador de natação competitiva, com vasta experiência em treinamento pessoal aplicado com resultados otimizados, formação em curso de natação competitiva internacional e arbitragem oficial de natação. Como expectador, participou de um de seus maiores sonhos na natação – Jogos Olímpicos Rio 2016, e apoia as futuras gerações de nadadores do Brasil.
Tópicos relacionados


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...

Pages