As partidas ou “largadas” para as provas oficiais de natação são regidas pelas Regras Oficiais definidas pela Federação Internacional de Natação – FINA. Além do treinamento para quem compete, atentar para as regras não é atribuição exclusiva reservada aos árbitros, mas responsabilidade de cada atleta, de cada técnico. Não se deixe surpreender após uma prova, somente por ter sido desclassificado na largada: Ler e reler as regras é um exercício tão importante quanto aquelas séries difíceis dentro d’água.
A saída nas provas de nado livre, peito, borboleta e medley individual, será dada com um mergulho. No apito longo (SW 2.1.5) do Árbitro Geral, os competidores devem subir no bloco de partida e aí permanecer. Ao comando do juiz de partida “aos seus lugares”, eles devem imediatamente tomar posição de partida com pelo menos um dos pés na parte dianteira do bloco de partida. A posição das mãos não é relevante. Quando todos os competidores estiverem imóveis, o Árbitro de Partida deve dar o sinal de partida.
SW 4.2 – NADO COSTAS E REVEZAMENTOS MEDLEY
A partida para as provas de Costas e Revezamentos Medley será efetuada dentro d’água. Ao primeiro silvo longo do Árbitro Geral (SW 2.1.5), os nadadores deverão entrar imediatamente na água. Ao segundo silvo longo, os nadadores deverão colocar-se sem demora indevida, na posição de partida (SW 6.1). quando todos os nadadores estiverem na posição de partida, o Árbitro de Partidas dará a voz “Aos seus lugares”. Quando todos os nadadores estiverem imóveis, o Árbitro de Partidas dará o sinal de partida.
SW 4.3 – “TAKE YOUR MARKS”
Nos jogos olímpicos, campeonatos mundiais e outras provas organizadas pela FINA, o comando “Aos seus lugares” deve ser dado em inglês “Take your marks” e o sinal de partida difundido por múltiplos alto-falantes, um para cada bloco de partida.
SW 4.4 – DESCLASSIFICAÇÕES
Qualquer nadador que parta antes do sinal ser dado será desclassificado. Se o sinal de partida soar antes da desclassificação ser declarada, a prova continuará e o nadador ou nadadores serão desclassificados após a prova terminar. Se a desclassificação for assinalada antes do sinal de partida, o sinal não será dado, os demais nadadores serão mandados para trás e proceder-se-á a nova partida. O árbitro repete o procedimento de partida começando com o apito longo (o segundo de costas), como mencionado em SW 2.1.5.
Franklin F. Rodrigues Editor, escritor e administrador do blog. Atleta amador de natação competitiva, com vasta experiência em treinamento pessoal aplicado com resultados otimizados, formação em curso de natação competitiva internacional e arbitragem oficial de natação. Como espectador, participou de um de seus maiores sonhos na natação – Jogos Olímpicos Rio 2016, e apoia as futuras gerações de nadadores do Brasil. | |
Tópicos relacionados |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário...