O lançamento nacional da etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros - JUBs foi realizado no dia 17 de junho, em Salvador/BA, com a presença de secretários de estado, representantes de universidades públicas e privadas, federações esportivas, profissionais de educação física, atletas universitários e parlamentares estaduais e federais.
Créditos: CBDU |
A etapa final dos JUBs é considerada a maior competição esportiva universitária da América Latina. A previsão é reunir, de 20 a 27 de outubro, mais de 03 mil atletas universitários de todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. O evento volta a ser sediado na Bahia após 51 anos.
A organização dos JUBs é da Confederação Brasileira de Desportos Universitários - CBDU, sendo executados na Bahia pela Federação Universitária Baiana de Esportes - FUBE, com o patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Superintendência dos Desportos (Sudesb).
Equipamentos esportivos
Na 67ª edição, os Jogos Universitários na Bahia ocuparão espaços esportivos de Salvador e de Lauro de Freitas. Uma importante inovação é a montagem de arenas esportivas em praças públicas e shoppings center para disputas de algumas modalidades. Em seis dias de competição, serão realizados jogos em 14 modalidades esportivas: basquete 3×3, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei e vôlei de praia, skate, além dos jogos eletrônicos FIFA, League of Legends e do JUBs acadêmico.
Investimento no esporte
No lançamento, o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, destacou que a escolha da Bahia como sede da etapa final dos JUBs não foi por acaso. “Importante destacar que a Bahia é o único estado brasileiro a ter hoje em funcionamento um Sistema de Esporte, com um Conselho Estadual em atividade regular. Na Bahia, existem políticas públicas de esporte, tanto para o de alto rendimento como para o de iniciação esportiva, sendo garantido ainda financiamento público para atletas e eventos, com os programas FazAtleta e o Bolsa Esporte”, lembrou.
Ele destacou também o investimento que o Governo do Estado tem feito na infraestrutura esportiva. “Neste momento, temos 12 pistas de atletismo sendo construídas no interior do estado, além da instalação de grama sintética em muitos estádios do interior. Também há uma determinação do governador Rui Costa para a recuperação das quadras de escolas”.
Já o presidente da CBDU, Luciano Cabral, comentou que a realização dos JUBs promove visibilidade ao esporte universitário, sendo também uma excelente oportunidade para a formação de novos atletas. “Importante ressaltar que 53% de medalhas conquistadas por brasileiros nos Jogos Olímpicos Rio 2016 foram atletas que passaram por edições dos JUBs”, contou.
Participação feminina
Presente no lançamento, a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, observou a importância dos jogos universitários para o incentivo e a participação das mulheres. Aproveitando do momento da Copa Mundial de Futebol feminino, a secretária homenageou a jogadora baiana Formiga, que integrou a Seleção Brasileira. “Temos muito que nos orgulhar da atleta Formiga, uma baiana, negra, que marca com talento sua presença na equipe brasileira”.
Fonte: Ascom/Setre CBDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário...