Manter uma respiração correta ao nadar é uma das chaves para melhorar seu desempenho e prevenir aquela sensação desconfortável de fadiga dentro da água. Embora no início seja um pouco chato manter uma respiração bem coordenada, é possível dominá-la com a prática.
Dicas para manter uma respiração correta ao nadar
Na hora de praticar natação é importante ter pulmões bem preparados. No entanto, a técnica para corrigir a respiração enquanto nada pode variar dependendo do tipo de nado. Em geral, o objetivo para dominá-la é aprimorar o desempenho dos exercícios, já que uma respiração suave e relaxada nos permite economizar uma energia valiosa.
Respiração bilateral no nado crawl
A chave para manter a respiração correta ao nadar o estilo crawl é fazê-lo bilateralmente. Esta técnica requer que o nadador mude o lado por onde respira após cada ciclo de braçada completo. Sua alternação pode ocorrer a cada 3 ou 5 ciclos de braçadas.
Benefícios:
- Reduz a pressão sobre a área do ombro.
- Melhora o equilíbrio e o alinhamento do corpo.
- Contribui para uma economia de energia maior.
- Melhora a capacidade de localização e ajuda a controlar a visão de ambos os lados.
Respiração frontal para o estilo borboleta
No estilo de nado borboleta é mais fácil respirar. Para fazer isso corretamente, a técnica do nado exige que o nadador respire para a frente, mantendo a cabeça alta sobre a superfície da água. Ou seja, puxe o ar ao levantar a cabeça e expulse-o quando colocá-la dentro d’água.
Uma variante que está sendo usada atualmente é respirar a cada dois ciclos de braçadas. Isso é chamado de “frequência de respiração 2 e 1” e é usada para conseguir um rendimento melhor.
Tanto no estilo borboleta quanto no peito, não é necessário movimento do pescoço subindo e descendo a cabeça: isso se faz naturalmente elevando o tronco na posição correta e o mais paralelo possível do nível d'água. Ou seja, a partir da puxada da braçada que irá servir de apoio para a elevação do tronco, naturalmente a respiração é coordenada ao movimento assim que a cabeça se sobressai sobre a superfície da 'água.
Respiração no estilo costas
Muitos se sentem confortáveis ao nadar no estilo costas, já que a respiração é muito mais fácil e simples do que nas demais modalidades. Entretanto, não é aconselhável confiar, porque o nadador pode perder o controle da posição ou até engolir água.
Para que não haja nenhum inconveniente é fundamental prestar atenção aos ritmos e à coordenação, tratando de inspirar o ar antes que o braço cruze a vertical da cabeça. Um erro habitual consiste em puxar e soltar o ar da maneira contínua, sem considerar o movimento do corpo ao nadar.
Respiração ao inverso
Na natação a respiração é feita ao contrário: o ar é puxado pela boca e é expelido pelo nariz. Isto é elementar para ter uma respiração correta ao nadar, já que ajuda a ser mais eficiente durante os movimentos.
A expulsão do ar pelo nariz permite uma respiração mais controlada, visto que não solta todo o oxigênio de uma vez. Portanto, este permanece mais tempo nos pulmões e impede a sensação de afogamento.
Consequências de uma má respiração ao nadar
Não executar uma respiração adequada ao nadar produz várias consequências negativas. Embora no processo de aprendizagem às vezes não se perceberam, ao longo do tempo, tornar-se um obstáculo atingir um ótimo rendimento. As mais comuns são:
- Maior resistência no avanço porque os quadris e os pés tendem a afundar mais do que deveriam
- Sensação de fadiga porque aumenta a necessidade de fazer movimentos desnecessários
- Falta de oxigênio geral em todo o corpo, o que aumenta o cansaço precoce
- Tontura quando há uma respiração em cada braçada
- Sensação de afogamento ao segurar a respiração por muito tempo
- Exaustão e tensão muscular pelo alto esforço
Tenha em conta as recomendações dadas para cada caso e tente fazê-las com naturalidade. Faça seus exercícios normais de natação, mas se centrando em ter uma respiração melhor.
Deste modo você conseguirá que seja cada vez mais espontânea e, além disso, melhorará seu rendimento. Quaisquer dúvidas, sempre solicite a supervisão de um treinador.
Fonte: Melhor com saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário...