Surpreendido pelo estilo borboleta - Suporte - Natação do RN

Suporte - Natação do RN

Na piscina ou no mar, tudo sobre natação potiguar

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Surpreendido pelo estilo borboleta

Compartilhe
2013 foi um ano e tanto!

Foram 61 provas incluindo apenas uma de travessia, com um total de 42 medalhas: 13 de ouro, 14 de prata, 05 de bronze e 10 de honra dos circuitos nacionais. Um aproveitamento de 68% dentre competições nas categorias aberto, absoluto e máster, com estabelecimento de 03 recordes. Com tudo isso, 10kg deixaram de fazer parte da minha inércia corporal.




Mesmo com algumas leves distensões, em que nos treinamentos eu me via diante de meus limites impostos por acidentes de outrora, neste ano inúmeros paradigmas foram quebrados, com a ajuda
especial de alguns adversários que chegaram a debochar de meus treinamentos. Pessoas que eu tinha uma profunda admiração naquela época com meu ex-técnico Zezé (+1998) e que me viam há 18 anos lá no recanto da piscina cabisbaixo de repente, me surpreenderam com seus ataques diante de meus resultados publicados, como se demonstrasse não querer aceitar minha superação.


Estigmatizado por tais pessoas, nem por isso me deixei abalar, sendo surpreendido, desta vez com uma medalha de prata nos 200m Borboleta no último Campeonato Brasileiro Máster, em Brasília. Ora eu tinha treinado todo o ano os estilos crawl e medley, e esta medalha a nível nacional vindo justamente na prova dos 200m Borboleta comprova e até testemunha que “os humilhados serão exaltados”. Minha avó dizia que “não há mal que não venha pro bem”, por isso quero agradecer de coração a um antigo amigo assim considerado, mas que quis tornar-se adversário por escolha própria diante do estilo borboleta na natação.


O borboleta era um estilo que eu tinha medo de nadar, mas claro isso motivado por antigas formas de treinamento que dificultavam os movimentos de um estilo de natação como outro qualquer. Diante das provas a nível máster em que também pude contar com diversas orientações sobre este estilo, hoje, ao nadar os 400m Medley, eu passo os primeiros 100m no estilo borboleta com 1min18seg, mas na própria prova dos 100m Borboleta, faço 1min20seg. Tal disparidade se refere aos treinamentos do estilo que aos poucos tem ganhado corpo, claro a partir do momento em que eu decidi encarar o desafio de desenvolver um nado tão simples, mesmo que pareça tão forçado, mas que só precisa de uma coisa: coordenação.


Termino o ano com:
§     03 medalhas de prata e 01 de bronze a nível nacional (10 de honra)
§     01 ouro, 03 pratas e 03 bronzes a nível estadual absoluto
§     01 ouro, 03 pratas e 01 bronze a nível regional
§     11 ouros e 04 pratas a nível máster
§     Recorde nos 200m Medley do circuito máster local
§     2º colocado na Travessia de Ponta Negra
§     1º no ranking estadual máster
§     6º no ranking nacional máster

E diversas performances de tempos vencidos desde a época em que comecei a nadar:
Melhores tempos nos 400m Medley, 200m Borboleta, 200m Peito e 200m Costas.
“Verás que um filho teu não foge à luta”.


Referência:
https://www.facebook.com/notes/franklin-f-rodrigues/surpreendido-pelo-estilo-borboleta/712985102046323

Pages