O Campeonato Brasileiro Interclubes Juvenil de Natação 2018 realizado no Clube Botafogo, no Rio de Janeiro, ficará em nossa história e em especial na do atleta Ney Lima. De 06 a 09 de junho, a competição reuniu 19 Estados de todo o país com inscrição de 339 garotos e 216 garotas dos 15 e 16 anos de idade – categoria juvenil. O RN teve inscrição homologada de 04 atletas, porém apenas os nadadores Lucas Melo do ED/HC e Ney Lima do CEI marcaram presença nas disputas.
Ney Lima (esq) e seu técnico Rodrigo Villar (dir) Foto: Pollyanna Lima |
Lucas beirou seus melhores tempos nos 50 e 100m Livre, diante da alta competitividade do evento que concentrou maior massa de nadadores do sul/sudeste. Mesmo com o 27º lugar no 50m Livre e o 29º no 100m Livre, o nadador foi o melhor classificado do Norte-Nordeste em ambas as provas. Encontramos apenas 29 inscrições do Norte-Nordeste contra 526 do sul/sudeste e centro-oeste (95% dos nadadores). Só o Estado de São Paulo inscreveu 196 atletas nesse campeonato brasileiro – um forte indicativo não só de economia como de investimento em esporte. As três equipes campeãs são do sul/sudeste: Minas, Curitibano e Corinthians.
Contudo, nosso maior destaque foi sem dúvida o atleta treinado pelo técnico Rodrigo Villar do Colégio CEI: Ney Lima Filho. Ney faz parte de uma nova geração de nadadores que desponta instigada por desafios. Foram precisos apenas 05 centésimos na batida de mão para garantir o ouro no 100m Costas. Além disso, tornou-se o primeiro nadador potiguar campeão brasileiro numa prova do estilo Costas (em nosso histórico, temos apenas o atleta olímpico e campeão mundial Marcos Macedo também campeão brasileiro no 100m Borboleta).
Em sua página, a Federação Aquática Norte-Rio-Grandense homenageou o atleta e seu técnico pela conquista:
“É com enorme satisfação que a FAN informa que o atleta NEY LIMA FILHO do CEI sagrou-se ontem [06/06/2018] campeão brasileiro da prova de 100 metros nado Costas categoria juvenil 1, durante o Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação de Inverno realizado na piscina do Botafogo no Rio de Janeiro. Há muitos anos, desde a presença do atleta Marcos Macedo, que o RN não tinha uma CAMPEÃO BRASILEIRO formado em nossas piscinas. A FAN e toda a comunidade aquática do RN está muito feliz e orgulhosa por esse grande feito, resultado de muitos treinos, dedicação, foco, renúncias, determinação e acima de tudo apoio familiar, isso tudo fez de Ney Lima Filho um campeão! Parabéns Ney Lima Filho e seu técnico Rodrigo Vilar! Que essa seja a primeira de muitas que virão para a Natação do RN!”
Ney tornou o primeiro potiguar campeão brasileiro no estilo Costas Foto: FAN |
Já Pollyanna Lima, mãe de nosso campeão brasileiro, contou o quanto chegar ao lugar mais alto do pódio requer renúncias e enfrentar dificuldades com a escassez de empresas ou entidades que patrocinem o esporte. “As dificuldades são várias para levar a brasileiro e ainda mais no Rio de Janeiro. Não temos ajuda nem patrocínio, então desde o início do ano, fomos se organizando, deixando muitas coisas de lado”, contou Pollyanna. Isso aliado ao fato das grandes despesas numa viagem, como investimento dos pais de um atleta.
Pollyanna também contou como tem acompanhado o desempenho de seu filho:
“O treinamento iniciou em fevereiro. Foram intensos. Os objetivos foram traçados passo a passo (...). Ele sempre foi determinado e disciplinado e seguiu todas as orientações dadas. Ele sempre teve ajuda dos pais nesse sonho”.
Após a batida de mão finalizando a prova, a comemoração tardou um pouco até a CBDA confirmar o resultado, diante do placar que não indicou a real classificação do atleta. Daí então, Pollyanna descreve: “A emoção foi gigante, indescritível ver um filho feliz e que ama tanto esse esporte. Ele luta para evoluir sempre e aí chega a ganhar um brasileiro: é fantástico”.
Toda a comunidade aquática potiguar felicita o atleta pelo ótimo resultado. E parabenizamos seu técnico pelo ótimo trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário...