Bill Parkinson foi o primeiro inventor do sensor de natação, em inglês "touchpad", as chamadas placas eletrônicas. O intuito era reduzir o número de árbitros na piscina durante as competições ou até mesmo em sessões de treinamento. Geralmente, até a época, costumava haver até 35 árbitros na borda da piscina, enquanto os nadadores competiam.
Bill Parkinson afirmava que a borda da piscina vivia lotada demais e os tempos registrados "eram imprecisos e com um tempo injusto". O primeiro protótipo de Bill Parkinson do sensor de placa eletrônica foi basicamente uma almofada de borracha cheia de silicone. Fios de cobre foram espalhados no bloco e conectados a um temporizador. O protótipo foi um sucesso e as placas começaram a ser usadas em testes de natação não-competitiva em 1957.
Em 1962, a National Collegiate Athletic Association (NCAA) aprovou o uso de "touchpads" para competições de natação. As primeiras placas criadas eram espessas e mais difíceis de conectar e movimentar em comparação às placas eletrônicas de hoje.
Em 1967, uma empresa na Suíça desenvolveu o primeiro "sistema eletrônico de cronometragem" para natação, criando um "touchpad" bastante semelhante ao que usamos hoje. A tecnologia de placas eletrônicas foi aprimorada após 1967, embora não fossem utilizadas em competições olímpicas até os Jogos Olímpicos de 1968 (Cidade do México).
Fonte: Weebly
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário...