* Adaptado
Há 17 anos, uma matéria surpreendeu os técnicos de natação no Brasil sobre como desenvolver a natação escolar. A abordagem na época feita pelo editor da Best Swimming, Alex Pussield, apresentou a realidade da natação americana ao fazer um comparativo com as escolas de natação do Brasil. O texto foi adaptado para a realidade potiguar, mas mesmo passados todos esses anos, os Jogos Olímpicos Rio 2016 demonstraram que muito pouca coisa foi feita pela natação.
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Uma das maiores lições que os treinadores de natação precisam aprender com a natação americana sem dúvida é: como desenvolver a natação escolar em nosso país. A nível universitário, seria uma piada aqui no RN, mas se entrarmos seriamente no processo de desenvolvimento da natação escolar, em alguns anos podemos sonhar em estender esse processo até o sistema universitário (já que não há sincronismo de ações em prol de todas as esferas educacionais seja no RN, seja no Brasil).
Primeiramente, é importante conhecer alguns números que refletem bem isso. Nos EUA, existe a entidade NHSF – National High School Federation que organiza a competições esportivas para alunos/atletas dos 04 anos do High School americano (equivalente aos 03 anos de 2º grau no Brasil). Uma média de 200 mil estudantes participam das competições de natação dos EUA. A temporada geralmente é curta, varia de Estado pra Estado, mas sempre tem a duração máxima de 03 meses e meio.
Um órgão administrativo determina: o dia que cada treinador começa os treinamentos, os dias de competições, o número de treinamentos por semana (não mais do que 06) e o número de horas de treinamento. Existe bastante controle para todos os itens e principalmente, é totalmente proibido o convite ou recrutamento para futuros atletas/estudantes para a sua escola. Isso pode custar ao seu time até a expulsão da temporada ou a eliminação do técnico para sempre.
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Uma das particularidades americanas é que a temporada consiste de vários dual meets, ou seja, competições entre duas escolas onde cada equipe põe 04 nadadores em cada prova. O programa é sempre o mesmo (bastante enxuto), o que deixa a competição rápida e simples (média de 1 hora e meia). Cada atleta pode participar de 04 provas, sendo duas individuais e duas de revezamento ou 01 individual e 03 revezamentos. Existe apenas uma categoria aberta para todos os alunos dos 04 anos de High School. A idade é limitada para alunos até 19 anos de idade.
As provas são sempre realizadas em piscinas de jardas, confira o programa:
1. Rev. 4 x 50 jardas medley 2. 200 jardas nado livre 3. 200 jardas medley 4. 50 jardas nado livre 5. Uma prova de saltos ornamentais 6. 100 jardas nado borboleta | 7. 100 jardas nado livre 8. 500 jardas nado livre 9. Revezamento 4 x 50 jardas livre 10. 100 jardas nado peito 11. 100 jardas nado costas 12. Rev. 4 x 100 jardas nado livre |
Cada escola realiza um total de 10 a 15 dual meets por temporada, seguindo-se uma competição distrital, aonde serão apontados os 32 finalistas de cada prova para o disputadíssimo Campeonato Estadual final. Os atletas recebem muita motivação e as competições são sempre animadas pelos gritos dos colegas de colégio que têm prazer em assistir.
A cobertura da imprensa é impressionante, bem diferente das competições de clubes que quase nunca aparecem nos jornais. A temporada de High School recebe páginas e páginas de jornais, cobertura da TV e rádio.
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A USA Swimming apontou alguns dos pontos positivos da natação no high school americano:
· É divertido, não tem as cobranças e as neuroses da temporada normal;
· Reconhecimento dos resultados através da imprensa e principalmente na escola;
· Grandes competições estaduais, o chamado “State” é uma das competições mais esperadas por todos;
· Construção do espírito de time, coisa que é realmente trabalhada durante toda a temporada pelos treinadores, capitães e atletas;
· Desenvolvimento do trabalho de velocistas;
· Competições rápidas e animadas.
O sistema funciona e tem uma motivação muito grande pela busca de bolsas nas universidades americanas. O programa praticamente não tem custo, pois não se gasta com premiação, não se gasta com arbitragem (são voluntários) e muitas vezes não se gasta com treinadores (muitas escolas têm professores que são treinadores voluntários durante a temporada).
Outros números também indicam fatores positivos que reforçam a importância do programa. Segundo a Women´s Sports Foundation Survey, os atletas de natação têm os maiores índices de notas entre todos os estudantes. O sistema é tão organizado que controla até as notas dos atletas que não podem ficar abaixo da média determinada. Ou seja, o mau aluno não poderá nem nadar! A revista americana Fortune afirmou que entre os 500 maiores executivos do país, 95% deles participaram de esportes como a natação no high school.
Com isso, excelentes resultados são apresentados com a promoção da natação propriamente dita e o desenvolvimento de um programa de alto nível de padrão internacional. Enquanto nos EUA a natação acompanha a vida escolar e determina a formação de valores do esporte essenciais ao cidadão, no Brasil vimos os resultados nas olimpíadas Rio 2016. Como foi dito no tema de outra matéria: não basta ser campeão, tem que ter diploma.
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