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Natação escolar americana: Uma lição a ser aprendida

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* Adaptado

Há 17 anos, uma matéria surpreendeu os técnicos de natação no Brasil sobre como desenvolver a natação escolar. A abordagem na época feita pelo editor da Best Swimming, Alex Pussield, apresentou a realidade da natação americana ao fazer um comparativo com as escolas de natação do Brasil. O texto foi adaptado para a realidade potiguar, mas mesmo passados todos esses anos, os Jogos Olímpicos Rio 2016 demonstraram que muito pouca coisa foi feita pela natação.

Foto: FAN


Uma das maiores lições que os treinadores de natação precisam aprender com a natação americana sem dúvida é: como desenvolver a natação escolar em nosso país. A nível universitário, seria uma piada aqui no RN, mas se entrarmos seriamente no processo de desenvolvimento da natação escolar, em alguns anos podemos sonhar em estender esse processo até o sistema universitário (já que não há sincronismo de ações em prol de todas as esferas educacionais seja no RN, seja no Brasil).

Primeiramente, é importante conhecer alguns números que refletem bem isso. Nos EUA, existe a entidade NHSF – National High School Federation que organiza a competições esportivas para alunos/atletas dos 04 anos do High School americano (equivalente aos 03 anos de 2º grau no Brasil). Uma média de 200 mil estudantes participam das competições de natação dos EUA. A temporada geralmente é curta, varia de Estado pra Estado, mas sempre tem a duração máxima de 03 meses e meio.

Um órgão administrativo determina: o dia que cada treinador começa os treinamentos, os dias de competições, o número de treinamentos por semana (não mais do que 06) e o número de horas de treinamento. Existe bastante controle para todos os itens e principalmente, é totalmente proibido o convite ou recrutamento para futuros atletas/estudantes para a sua escola. Isso pode custar ao seu time até a expulsão da temporada ou a eliminação do técnico para sempre.

Foto: D.P.

Uma das particularidades americanas é que a temporada consiste de vários dual meets, ou seja, competições entre duas escolas onde cada equipe põe 04 nadadores em cada prova. O programa é sempre o mesmo (bastante enxuto), o que deixa a competição rápida e simples (média de 1 hora e meia). Cada atleta pode participar de 04 provas, sendo duas individuais e duas de revezamento ou 01 individual e 03 revezamentos. Existe apenas uma categoria aberta para todos os alunos dos 04 anos de High School. A idade é limitada para alunos até 19 anos de idade. 


As provas são sempre realizadas em piscinas de jardas, confira o programa:



1. Rev. 4 x 50 jardas medley 
2. 200 jardas nado livre 
3. 200 jardas medley 
4. 50 jardas nado livre 
5. Uma prova de saltos ornamentais
6. 100 jardas nado borboleta

7. 100 jardas nado livre 
8. 500 jardas nado livre 
9. Revezamento 4 x 50 jardas livre
10. 100 jardas nado peito 
11. 100 jardas nado costas 
12. Rev. 4 x 100 jardas nado livre

Cada escola realiza um total de 10 a 15 dual meets por temporada, seguindo-se uma competição distrital, aonde serão apontados os 32 finalistas de cada prova para o disputadíssimo Campeonato Estadual final. Os atletas recebem muita motivação e as competições são sempre animadas pelos gritos dos colegas de colégio que têm prazer em assistir.

A cobertura da imprensa é impressionante, bem diferente das competições de clubes que quase nunca aparecem nos jornais. A temporada de High School recebe páginas e páginas de jornais, cobertura da TV e rádio.

Foto: D.P.

A USA Swimming apontou alguns dos pontos positivos da natação no high school americano:

·       É divertido, não tem as cobranças e as neuroses da temporada normal;
·       Reconhecimento dos resultados através da imprensa e principalmente na escola;
·       Grandes competições estaduais, o chamado “State” é uma das competições mais esperadas por todos;
·       Construção do espírito de time, coisa que é realmente trabalhada durante toda a temporada pelos treinadores, capitães e atletas;
·       Desenvolvimento do trabalho de velocistas;
·       Competições rápidas e animadas.

O sistema funciona e tem uma motivação muito grande pela busca de bolsas nas universidades americanas. O programa praticamente não tem custo, pois não se gasta com premiação, não se gasta com arbitragem (são voluntários) e muitas vezes não se gasta com treinadores (muitas escolas têm professores que são treinadores voluntários durante a temporada).

Outros números também indicam fatores positivos que reforçam a importância do programa. Segundo a Women´s Sports Foundation Survey, os atletas de natação têm os maiores índices de notas entre todos os estudantes. O sistema é tão organizado que controla até as notas dos atletas que não podem ficar abaixo da média determinada. Ou seja, o mau aluno não poderá nem nadar! A revista americana Fortune afirmou que entre os 500 maiores executivos do país, 95% deles participaram de esportes como a natação no high school.

Com isso, excelentes resultados são apresentados com a promoção da natação propriamente dita e o desenvolvimento de um programa de alto nível de padrão internacional. Enquanto nos EUA a natação acompanha a vida escolar e determina a formação de valores do esporte essenciais ao cidadão, no Brasil vimos os resultados nas olimpíadas Rio 2016. Como foi dito no tema de outra matéria: não basta ser campeão, tem que ter diploma.

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