Bronquite: tipos, causas, sintomas e tratamento - Suporte - Natação do RN

Suporte - Natação do RN

Na piscina ou no mar, tudo sobre natação potiguar

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Bronquite: tipos, causas, sintomas e tratamento

Compartilhe
A bronquite é uma inflamação dos brônquios que gera sintomas como tosse e falta de ar e o seu tratamento pode ser feito com o uso de remédios broncodilatadores e expectorantes receitados pelo pneumologista. 



A bronquite normalmente é conhecida por bronquite aguda, pois dura menos de 3 meses, mas também pode ser classificada em:

Bronquite asmática: é causada por uma alergia respiratória e, por isso, nem sempre tem cura mas pode ser controlada com o uso de remédios receitados pelo médico e os remédios caseiros também podem ser úteis. 

Bronquite crônica: é uma bronquite na qual os sintomas duram mais de 3 meses, mesmo com o tratamento aparentemente adequado. Ela pode ser tratada com os remédios receitados pelo pneumologista, mas o tratamento fisioterapêutico e o uso de remédios naturais como os chás de efeito expectorante podem ajudar a libertar as secreções e facilitar a respiração. Há maiores chances de cura quando não há doença pulmonar obstrutiva crônica envolvida.

Bronquite alérgica: está intimamente relacionada a uma alergia respiratória e não é contagiosa. Ela nem sempre tem cura, mas o uso de vacinas pode ser útil para controlar a reação alérgica, o que pode representar a cura da doença, para alguns pacientes.
Apesar de ser comummente diagnosticada na infância, a bronquite aguda pode surgir em qualquer idade e inclusive durante a gravidez. Veja como essa doença se manifesta durante a gravidez em: Bronquite na gravidez.

Sintomas de Bronquite:

  • Tosse;
  • Catarro branco, ou amarelado se houver infecção;
  • Falta de ar ou dificuldade para respirar;
  • Ruídos ao respirar;
  • Lábios e pontas dos dedos arroxeados ou azulados;
  • Inchaço nas pernas devido à piora do trabalho cardíaco;
  • Pode haver febre;
  • Cansaço;
  • Falta de apetite.

Na persistência dos sintomas, é comum que o paciente desenvolva uma pneumonia e, para diagnosticar a complicação, uma radiografia torácica se faz necessária.

Tratamento
O tratamento da bronquite aguda pode ser feito com o uso de remédios broncodilatadores, anti-inflamatórios, corticoides, expectorantes ou mucolíticos, receitados pelo médico pneumologista após o correto diagnóstico da doença.

Dicas:

  • Repousar e beber bastante líquidos, como água ou chás, para fluidificar as secreções, facilitando sua retirada;
  • Fazer exercícios físicos, como a natação, para ajudar a mobilizar e retirar as secreções, facilitando a respiração. Mas deve se ter o cuidado de  estar numa piscina com pouca quantidade de cloro;
  • Realizar sessões de fisioterapia para aumentar a capacidade respiratória do indivíduo e eliminar as secreções, por meio de técnicas manuais, uso de aparelhos respiratórios e exercícios respiratórios.

Além disso, o uso de plantas medicinais com propriedades antissépticas e expectorantes como o Óleo de Copaíba também podem ajudar no tratamento deste problema. Na maior parte das vezes, a bronquite tem cura. Apenas em idosos, fumantes e indivíduos com doenças cardíacas ou pulmonares crônicas, como a asma, é que a bronquite pode tornar-se crônica e não ter cura. No entanto, o tratamento adequado pode diminuir os sintomas e melhorar a qualidade de vida do indivíduo.

Causas da Bronquite
As causas da bronquite podem estar relacionadas a outras doenças, como sinusite crônica, alergia, amigdalite; inalação de substâncias tóxicas, cigarro ou poluentes, ou contaminação com determinados fungos, vírus ou bactérias.

O diagnóstico da bronquite pode ser feito após a observação dos sintomas que o indivíduo apresenta e da auscultação pulmonar. Exames que podem ser úteis são: raio-x, exame do escarro e a espirometria para avaliar a extensão da bronquite e, assim, indicar a melhor forma de tratamento.

Fonte: Tua Saúde



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...

Pages