1ª etapa do Estadual Máster marca novos recordes - Suporte - Natação do RN

Suporte - Natação do RN

Na piscina ou no mar, tudo sobre natação potiguar

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

1ª etapa do Estadual Máster marca novos recordes

Compartilhe
A 1ª etapa do Campeonato Estadual de Natação Máster foi realizada no último dia 16 de abril (sábado), na piscina do EDHC – Complexo Educacional Henrique Castriciano. Ao todo, 98 atletas de 08 entidades, incluindo clubes e universidades, marcaram presença no evento inicial da temporada 2016. Diversos novos atletas foram instigados pelos já experientes nadadores da categoria máster potiguar.



Conforme a programação da FAN, após o aquecimento houve a cerimônia de abertura em que foi dada a palavra a alguns representantes de equipes, sendo conferido o troféu de maior número de participantes à UFRN. Além do troféu cujo intuito da FAN é motivar as equipes a inscrevem cada vez mais nadadores, foi observada a motivação que os atletas têm em participar do máster no RN. Junto a isso, diversos novos recordes foram estabelecidos na competição, conforme tabela anexa e publicada no regulamento (clique no link).


Apesar disso, alguns másteres questionaram o uso dos equipamentos tecnológicos para tomada de tempo (placa com score-board), que a FAN não estava utilizando além da pera e cronômetro manual. Na prova do 100m Livre Masculino, categoria 35+ (máster C), dois atletas bateram praticamente “iguais”, mas o resultado se mostrou duvidoso em relação à tomada de tempo por pera. A competitividade de um evento não poderia ser comprometida por resultados duvidosos, quando em provas de velocidade muitas vezes o centésimo determina a colocação final.

Segundo informações da FAN,
O equipamento eletrônico é de uso exclusivo das competições de atletas federados, visto que os mesmos pagam cadastros e o clube paga anuidade, por isso não pode ser utilizado em outras competições”, afirmou a gerente administrativa da FAN, Luciene Vieira (Lu). “Todo equipamento que usamos nos federados são caríssimos e vêm todos dos Estados Unidos, e não temos em quantidade para substituir, por isso ele só pode [ser] usado nas competições dos federados”.

Com a adesão de novos nadadores à natação máster do RN, a tendência é ter uma competitividade cada vez maior. Isso porque a prática da natação em si como meio de buscar qualidade vida imprime cada vez mais as correções técnicas, treinamento adequado para idades diferenciadas e o desafio de si mesmo contra os próprios limites.

Links:



Um exemplo: em maio de 2014, durante o campeonato brasileiro máster, um atleta fazia tempo de 07’23’’ no 400m Livre, sem treinar e sem fazer alongamentos adequados, porque passava a semana trabalhando em sua fazenda. Após algumas simples orientações técnicas com alongamentos adequados em apenas 03 dias, o mesmo nadador conseguiu fazer tempo de 07’14’’ e saiu feliz da competição por ter conseguido vencer seus limites, e isso em plena categoria 45+ (máster E).

Os 33 novos recordes (32 individuais e 01 revezamento) demonstraram o quanto a adesão ao máster está cada vez maior. A pretexto de uma categoria diferenciada, no máster os nadadores se reencontram, alguns com suas famílias, outros com seus netos, buscando qualidade de vida e ao mesmo tempo, motivar as novas gerações pelo exemplo de amor à natação. Respeito que se exige fora também se vê dentro da piscina.

Confira abaixo fotos do evento:

























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...

Pages