“O polimento é a única coisa em natação que é totalmente individual” diz o treinador Jon Urbancheck da Universidade de Michigan. Urbanchek fala algo que a primeira vista não faz sentido, mas é a pura verdade. Mesmo sabendo que natação é um esporte individual, o programa e o sucesso do treinamento sempre depende da equipe e de um conjunto de forças. Já o polimento será bem sucedido se for propriamente adaptado às especificidades e necessidades de cada nadador.
Urbanchek é um dos principais nomes da natação norte-americana tendo sido treinador de nomes como Gustavo Borges, Mike Barrowman (ex-recordista mundial 200m peito), além de Tom Malchow e Tom Dolan. No programa que Urbanchek aplica em seu treinamento da Universidade de Michigan durante o ano os atletas praticamente fazem a mesma coisa, mas quando entram no polimento “isso fica muito diferente”, diz o treinador norte-americano.
Polimento não é só diminuir a metragem. É procurar vestir cada individualidade com a melhor prática. A pior coisa é pegar o polimento de outro nadador e aplicar no seu atleta. Isso seria mais ou menos o mesmo que um professor em classe fazer alguém escrever o exame final sobre algo que nunca foi dado naquela classe.
O legendário coach Jack Nelson do Fort Lauderdale Swim Team é famoso nas suas técnicas de polimento:
· Comunicar com seus nadadores diariamente. Perguntar em uma escala de 1 a 10 como estão se sentindo e direcionar o programa para o nível que eles responderem. Trabalhar com a mente e o corpo unificados.
· Evitar a sobrecarga de trabalho, muito natural pelo entusiasmo da performance nesta fase do programa.
Segundo Jack Nelson, os nadadores precisam acreditar no treinador. É uma grande bobagem provar todos os dias como você está pronto para competir nos seus treinamentos. “Você não pode deixar sua prova no treinamento”, diz o coach Nelson, referindo-se ao fato de que o atleta precisa levar sua energia total para a competição e não “queimá-la” durante o polimento.
É inegável que a preparação mental é fundamental para o sucesso do polimento. Não negligencie isso. O coach Urbanchek trabalha com seus atletas a visualização das provas nos seguintes aspectos:
- Saídas
- Viradas
- Ritmo
- Respiração
- Pernada
- Chegadas
- Trocas de revezamento
Já Jack Nelson gosta de apresentar vídeos antigos de competições tentando trazer das imagens a reação mental para seus atletas. Esteja relaxado! Polimento pode ser uma fase desafiadora para você. Os nadadores ficam mais excitados e com sobra de energia, já que a metragem e intensidade são diminuídas. Isso pode aumentar a tensão, os conflitos e a falta de segurança. É a hora de estar mentalmente preparado para isso.
Polimento é 100% cabeça!
Fonte: Alexandre Pussieldi
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário...