[Publicação original em 09/03/2015 - editado]
Você já tentou nadar um percurso de 14km em alto mar? Pois é. Um dos maiores desafios para a natação potiguar foi proposto pelo nadador e educador físico Emerson Noga (41) e um grupo formado por 18 nadadores encaram e venceram o desafio no último domingo, 08 de março.
Concentração dos nadadores Foto: Arquivo pessoal |
A concentração estava prevista para as 06h00 da manhã logo próximo ao pé do Morro do Careca. Apesar de um atraso por causa da estrutura de apoio, o grupo foi orientado a manter-se unido durante todo o percurso e todos lançaram-se ao mar por volta das 08h00, num clima nublado e sob maré baixa.
Orientações sobre a prova e o percurso Foto: Arquivo pessoal |
Madalena Nunes foi uma das participantes que encarou a prova dentre as poucas mulheres do grupo (apenas 03). Ela conta que em meio à natação, os nadadores foram “pegos de surpresa por um temporal, mas os jangadeiros trataram de buscar os dispersados e juntar novamente”. “Acho que essa foi a pior hora do trajeto”, relata. Em torno dos 10km de percuso realizado, a nadadora máster de 51 anos chegou a passar mal com enjôos, mas logo se reabilitou após receber apoio dos jangadeiros.
Madalena Nunes Nadadora máster Foto: Arquivo pessoal |
“Eu nunca havia nadado uma distância dessas, achei muito boa a prova. Acredito que eventos assim poderiam ter apoio maior do Governo. É pra colocar no calendário da Cidade, fazer parte dos grandes eventos esportivos do RN. Imperdível mesmo.”
Além de Madalena, Niete Medeiros e Nathalia Gayão que veio especialmente de Recife/PE a convite encararam o desafio e conseguiram terminar bem a prova.
Já o professor da UFERSA, Gustavo Henrique Silva, foi outro participante do desafio que nos relatou:
“Em determinados momentos alguns nadadores foram levados para longe, mas o jangadeiro e o bombeiro estavam atentos e conseguiram juntar todo o grupo. Uma chuva forte com muitos ventos e ondas fortes comprometeram o nado de todos, mas por sorte foi por apenas por uns 20 minutos (...). A animação e o alto astral dos participantes foram o ponto alto da travessia”.
Céu de Natal durante a travessia Foto: Arquivo pessoal |
Ele sugere que “numa próxima ocasião haja ao menos duas embarcações acompanhando o grupo”. A sugestão do professor da UFERSA vai justamente de encontro com as pretenções do Emerson Noga, ao afirmar que no próximo ano essa travessia terá uma melhor estrutura, para isso contando com o patrocínio de empresas ou do Governo. “Realmente o evento foi um sucesso. Parabéns ao Emerson Noga por ter coordenado tudo”, afirmou Gustavo Silva.
Em homenagem ao dia Internacional da Mulher, a nadadora Madalena Nunes deixou seu recado: “As mulheres do RN são corajosas, basta um incentivo pra que abracem esse evento e superem os homens. É isso ai. Meu muito obrigado a todos e até a próxima, se Deus quiser”.
Confira abaixo fotos do evento:
Em homenagem ao dia Internacional da Mulher, a nadadora Madalena Nunes deixou seu recado: “As mulheres do RN são corajosas, basta um incentivo pra que abracem esse evento e superem os homens. É isso ai. Meu muito obrigado a todos e até a próxima, se Deus quiser”.
Confira abaixo fotos do evento:
Homenagem ao dia Internacional da Mulher Foto: Arquivo pessoal |
Diversos nadadores convidados Foto: Arquivo pessoal |
Madalena (esq.) e Niete (dir.), exemplos de amor à natação em mar aberto Foto: Arquivo pessoal |
Patrício Bezerra, nadador paraolímpico concluindo o desafio dos 14km Foto: Arquivo pessoal |
Emerson Noga, educador físico e amante da natação Foto: Arquivo pessoal |
Apoio de bombeiro e jangadeiros durante o percurso da travessia Foto: Arquivo pessoal |
Barraca de apoio aos nadadores na praia dos Artistas Foto: Arquivo pessoal |
Concentração da chegada dos nadadores Foto: Arquivo pessoal |
Equipe vencedora do desafio da travessia de 14km Foto: Arquivo pessoal |
Grandes vitoriosos os que conseguiram concluir o desafio dos 14km em alto mar da praia de Ponta Negra à praia dos Artistas. Parabéns, galera!
ResponderExcluir