Os 61º e 62º campeonatos brasileiros de másters de natação marcaram a atual trajetória de sucesso da natação máster potiguar a nível nacional. Com uma equipe formada por 19 atletas, a Potiguar Máster foi a Belo Horizonte/MG e conquistou o inédito troféu de campeã brasileira máster. A competição foi realizada no período de 01 a 04 de novembro, no clube Jaraguá Country Club, e foi promovida pela ABMN, constante em seu calendário oficial e fechando a temporada de competições másters nacionais.
Pela primeira vez, uma equipe do RN desceu ao sudeste do Brasil para arrebanhar 43 medalhas nacionais, sendo 08 de ouro, 20 de prata e 15 de bronze e concluindo uma ótima campanha com a pontuação conquistada que lhe conferiu o 1º lugar por equipes médias. Segundo regulamento do evento, as equipes se enquadravam em grandes, médias ou pequenas, de acordo com o número de participantes. A Potiguar Máster disputou com outras 17 equipes, dentre as tradicionais do sul/sudeste do Brasil.
A competição também elencou as equipes por eficiência, quadro de medalhas e geral. Por eficiência, a Potiguar Máster figurou a 7ª colocação, numa média de 76 pontos por atleta; no quadro de medalhas, a Potiguar Máster figurou a 22ª colocação pelo critério de maior número de ouros, embora por número de medalhas a equipe chegasse à 10ª colocação. No ranking final por equipes, os potiguares finalizaram a competição na 8ª colocação geral. Um ótimo saldo positivo para quem praticamente usou recursos próprios para representar o RN numa competição nacional.
Dos 23 recordes brasileiros, chama a atenção dos 16 registrados por equipes de revezamentos, ou seja, quase 2/3 dos recordes foram de equipes, enquanto 1/3 foram individuais. Isso mostra o quanto o nível de competições másters tem aumentando significativamente nos últimos anos, inclusive com a maioria dos recordes das categorias superiores (maiores que 60 anos). A alta competitividade do campeonato marcou disputas de qualidade, fazendo diversos nadadores se superarem, como o incrível recorde brasileiro da categoria pré-máster no 800m Livre, com 09’09.11’’. Se um garoto do infantil tiver dificuldades para nadar bem o 100m Livre, compare com um idoso da categoria 65+ batendo o recorde brasileiro com 01’06.05’’.
Foto: ANMRN |
No início do ano, abrindo a temporada de competições da ABMN, a Potiguar Máster havia conquistado o 61º campeonato brasileiro realizado em terras potiguares. E fechando a temporada 2018, não podia deixar por menos ao voltar a conquistar o troféu de campeã máster, desta vez indo ao sudeste diante de grandes equipes tradicionais.
Em sua página no Facebook, a FAN parabenizou a conquista dos másters potiguares. Destacamos com isso, a disposição dos atletas em terem se unido em prol de uma equipe destemida e vencedora, assim como nos primórdios da natação máster potiguar, diversos amantes da natação semearam a garra, a força e a camaradagem dos másters do RN. Parabenizamos a todos.
Confira os links:
Foto: ANMRN |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário...