Benefícios da depilação para atletas - Suporte - Natação do RN

Suporte - Natação do RN

Na piscina ou no mar, tudo sobre natação potiguar

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Benefícios da depilação para atletas

Compartilhe

Vários são os benefícios da depilação quando se trata de esporte. Nadadores, ciclistas, lutadores, fisiculturista, ginastas e até jogadores de futebol optam pela depilação por considerarem importante para estética corporal, desempenho e desenvolvimento, reflexo e sensibilidade motora durante uma competição. Os atletas que praticam depilação afirmam que os pelos só atrapalham, apesar de idéias antiquadas de preconceitos sobre a depilação.

Os fisiculturistas, por exemplo, precisam mostrar a definição dos músculos durante as competições. Os ginastas se depilam para vestirem melhor suas roupas, que tradicionalmente são coladas ao corpo. Os nadadores buscam melhorar a performance para que os pêlos não causem atrito com a água, o que garante maior velocidade.

Outro argumento utilizado pelos atletas é que pesquisas confirmam que a depilação causa benefícios psicológicos, pois a ausência do pêlo no corpo faz com que os atletas se sintam mais rápidos, e sua hidrodinâmica corporal proporcione maior rendimento. Um estudo realizado pela East Carolina University, citado pelo site Livestrong, diz que o aumento no desempenho de nadadores pelados, ao lado dos peludos, é de cerca de 5%.



“Faço a depilação para garantir algumas vantagens durante a luta, e hoje esse processo é mais fácil já que existem métodos que não causam dor”, afirma Diego Maggi, lutador de MMA.




Outro benefício curioso da depilação é que serve também para facilitar a cura de ferimentos e aumenta os benefícios das massagens. Os pêlos atraem sujeira, aumentando a reprodução de micro-organismos, dificultando também a elaboração de curativos.

Mas quando se trata de competição, os nadadores sabem muito bem que seu desempenho depende diretamente do atrito causado ao movimentar-se na água. Tendo em vista a superação dos limites impostos pelo meio aquático, tanto os pêlos quanto as bolhas formadas no movimento das braçadas e pernadas aumentam a área de atrito, diminuindo a aderência à linha d’água responsável pelo “deslize”.


Embora a propulsão empregada pelas braçadas e pernadas busque aumentar a velocidade durante o nado, a existência dos pêlos espalhados no corpo só dificultam a aderência, principalmente quando as bolhas formadas aderem aos pêlos. Logo, quanto maior a aderência da pele à água (e não os pêlos), maior será o aproveitamento da propulsão e conseqüentemente, maior será a velocidade do nado. Para que a aderência à água seja o máximo possível, os nadadores precisam se depilar e até mesmo utilizar roupas especiais no intuito maior de aproveitar a propulsão do nado.

As competições a nível profissional demonstram claramente a importância da depilação. Na atualidade, os atletas de alto nível demonstram em campeonatos mundiais ou olimpíadas o quanto centésimos de segundos podem garantir seu lugar no pódio. Exemplo é os 100m Livre Masculino das últimas olimpíadas de Londres 2012, em que o americano Adrian Nathan venceu a prova por apenas 01 centésimo de diferença (imagine se ele não tivesse se depilado!). Outro exemplo da mesma olimpíada é a prova os 100m Borboleta Masculino em que não houve premiação do terceiro colocado porque 02 atletas bateram com o mesmo tempo em 2º lugar (se um deles não tivesse depilado, talvez nem na final teria se classificado!).

Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...

Pages