Hoje, 08 de outubro, é dia do Nordestino! A criação desta data é uma homenagem ao centenário do poeta popular, compositor e cantor cearense Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré (1909 – 2002). O Dia do Nordestino foi oficializado com a lei nº 14.952, de 13 de julho de 2009, na cidade de São Paulo, região com a maior concentração de nordestinos em todo o país (com exceção do próprio Nordeste, obviamente).
Uma homenagem feita pelo coach Alexandre Pussield em seu site Best Swimming destaca a Região que despontou o Brasil desde o descobrimento até seu mais recente desenvolvimento econômico. Seja para povoar o Acre e desenvolver a economia do Pará, seja para alavancar São Paulo e construir a capital Brasília, os nordestinos também listam nomes importantes na natação nacional.
Uma seleção de nomes dos maiores atletas da história dentre Estados que integram o Nordeste foi feita numa lista "All Time", ou seja, de todos os tempos até então. Os critérios utilizados foram resultados nacionais e internacionais, absolutos, participação em Seleções Brasileiras e recordes. Não foi fácil levantar nomes em diferentes épocas, diferentes situações e disponibilidade de informações, principalmente da era pré-internet. Dos nove estados da Região Nordeste, apenas Piauí, Sergipe e Alagoas não têm atletas na Seleção.
Também foram consideradas apenas as provas olímpicas, listando apenas um nadador por prova e uma equipe de revezamento.
Destaques por Estado
- RN – Rio Grande do Norte
Mesmo tendo saído cedo de casa, Ana Catarina Azevedo jamais perdeu as raízes potiguares. Brilhou defendendo os clubes do Sudeste, foi sucesso na natação universitária americana e em competições pela Seleção Brasileira. Depois dela veio Marcos Macedo, nosso atleta olímpico e integrante do revezamento campeão mundial no 4x100m medley do Brasil, no Mundial de 2014 em Doha/Catar.
- PB – Paraíba
Quatro Olimpíadas, recorde mundial e muitos outros recordes sul-americanos, as credenciais para Kaio Márcio Almeida estar na Seleção do Nordeste pelos 200 metros borboleta.
- PE – Pernambuco
Junto com a Bahia faz a base da Seleção. Tem nomes do passado como Adriana Pereira, primeira mulher da América do Sul a quebrar a barreira do minuto nos 100 livre, depois a primeira a fazer abaixo dos 59 e abaixo dos 58. Foi Olímpica e chegou muito perto da semifinal em Seul 1988. Tem Joanna Maranhão, a mais versátil nadadora da história do país, maior número de participações olímpicas entre todas as mulheres brasileiras e o que dizer de Etiene Medeiros, a pioneira. Primeira medalha da natação feminina do Brasil em Mundiais de Curta, em Mundiais de Longa, em Mundiais Júniors e a primeira campeã panamericana. Entre os homens pernambucanos da Seleção, destaque para Octávio Cardoso Pernambucano da Silva, recordista sul-americano dos 100 metros borboleta e olímpico em 1988.
- CE – Ceará
Hedla Lopes pegou apenas o revezamento, uma premiação para a primeira mulher da Região Nordeste a fazer parte da Seleção Brasileira nos Jogos Pan Americanos. Os cearenses ainda tiveram Cleber Pimenta, destaque nos 100 costas. Hoje, talvez seu maior destaque seja o nadador Luiz Altamir, recordista e campeão mundial no 4x200m Livre do Brasil, em 2018, em Hangzhou/China.
- BA – Bahia
Liderados por Edvaldo Valério Bala, integrante do revezamento 4×100 metros nado livre medalha de bronze nos Jogos de Sydney em 2000, os baianos ainda trazem outro velocista para a Seleção do Nordeste, Marco Antonio Sapucaia que ficou muito próximo de também ter chegado a Olimpíada. O time tem Luiz Rogério Arapiraca que dominou o fundo do Brasil, e da América do Sul, por vários anos. Os baianos ainda trazem o fundo feminino com Viviane Motti e Nayara Ledoux Ribeiro, multi campeãs absoluta e os dois nadadores das águas abertas, Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo, incontestáveis!
- MA – Maranhão
Por vários anos, Ana Zélia Gomes esteve entre as melhores nadadoras do país nos 100 e 200 metros peito. A maranhense é a melhor nadadora já produzida naquele estado e ganhou as vagas das duas provas na Seleção do Nordeste.
Fonte: Best Swimming
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário...