Durante o 61º Campeonato Brasileiro de Másters de Natação, a equipe de revezamento 4x100m Livre 120+ Masculino do Rio Grande do Norte estabeleceu nova marca brasileira que também é recorde sul-americano na prova. Ao todo, o campeonato registrou novos 25 recordes, sendo 12 sul-americanos e 13 brasileiros.
Da esq. p/ dir.: Alexandre Zuanazzi, Thiago Lima, Rômulo Jordão e George Rosendo Equipe potiguar recordista sul-americana no 4x100m Livre Masculino 120+ Foto: Paulo Veríssimo |
A natação máster potiguar vive seu auge, além do Troféu de equipe campeã brasileira máster, conquistado no último campeonato brasileiro realizado em Natal/RN. Os atletas: Thiago Lemos Byron de Lima, Alexandre Silveira Zuanazzi, George Augusto Alves Rosendo e Rômulo Mattos Jordão haviam estabelecido os recordes brasileiro e sul-americano simultaneamente, na prova de revezamento 4x100m Livre, categoria 120+. A prova aconteceu logo no primeiro dia do campeonato, numa das últimas séries nadadas.
Em campeonatos másteres, as categorias das provas de revezamentos somam as idades dos participantes até o máximo, antes da próxima categoria. Ou seja, os revezamentos 80+ somam as idades dos 04 nadadores que deve dar no mínimo 80 e no máximo 119. Isso porque a próxima categoria é o 120+ e sendo assim, nova soma das idades deve ser considerada para essa categoria e assim por diante até a última, que é o 320+ (média de 80 anos de idade para cada um dos 04 nadadores). No máster reconhecido pela ABMN e pela FINA, temos as categorias: 80+, 120+, 160+, 200+, 240+, 280+ e 320+ (masculino/feminino/misto). Haja medalhas de premiação!
George Rosendo (esq.), Thiago Lima (centro), Alexandre Zuanazzi (dir.) e Rômulo Jordão (acima) Recordistas sul-americanos Foto: ANMRN |
Além de toda preparação para o campeonato realizado em Natal, a equipe do RN contou com a participação “especial” de um gaucho radicado em terras potiguares, que viaja o Brasil de Sul a Norte e mantém sua paixão pela natação aos 44 anos de idade. Estamos falando do nadador máster Alexandre Zuanazzi (o “gaúcho”), que por poucos centésimos não rompeu a barreira dos 57’’ no 100m Livre em sua parcial do recorde.
Rômulo Jordão havia sido diversas vezes recordista estadual entre as décadas de 1990 e 2000, nos 50, 100 e 200m Livre; 50, 100 e 200m Peito e 50 e 100m Borboleta (além de revezamentos). Após um período afastado das piscinas, junto aos demais nadadores, Rômulo intensificou seu treinamento especialmente para este campeonato. E o resultado além da medalha com recorde sul-americano é o orgulho que toda a comunidade aquática potiguar tem de seus nadadores.
Thiago Lemos, abrindo o revezamento, com George Rosendo na equipe recordista, juntos desbancaram diversas equipes, numa prova eletrizante a cada parcial, além do feito, agora para registro oficial reconhecido pela ABMN. Com o tempo de 03’47.63’’, os nadadores da equipe Potiguar Máster realizam um feito histórico, mostrando a garra e a força da natação potiguar diante do Brasil e da América do Sul. Toda a comunidade aquática potiguar felicita e parabeniza os quatro nadadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário...