A natação para bebês é recomendada para bebês a partir dos 06 meses de idade, pois aos 06 meses o bebê já tomou a maioria das vacinas, está mais desenvolvido e pronto para a atividade física e também porque antes desta idade a inflamação do ouvido é mais frequente. No entanto, os pais devem ir ao pediatra para ele avaliar se o bebê pode ir às aulas de natação, pois ele pode ter problemas respiratórios ou de pele que podem agravar com a natação.
Além disso, é importante os pais escolherem uma piscina que oferece boas condições para trocar e preparar o bebê para as aulas e verificarem se o cloro está com pH 07, neutro, e se a água está na temperatura ideal, que é entre 27º e 29º C.
As 07 boas razões para colocar o bebê na natação são:
1. Melhora a coordenação motora do bebê;
2. Estimula o apetite;
3. Aumenta o vínculo afetivo entre os pais e o bebê;
4. Previne algumas doenças respiratórias;
5. Ajuda o bebê a engatinhar, sentar ou andar mais facilmente;
6. Ajuda o bebê a dormir melhor;
7. Ajuda na resistência respiratória e muscular do bebê.
Além disso, a piscina relaxa o bebê, pois a piscina lembra quando o bebê estava dentro da barriga da mãe. As aulas de natação devem ser orientadas por um professor especializado e pelos pais e a primeira aula deve durar cerca de 10 a 15 minutos, aumentando depois para 30 minutos. As aulas não devem durar mais que 30 minutos porque o sistema de regulação de temperatura do bebê ainda não se encontra bem desenvolvido e a sua capacidade de atenção ainda é mínima.
Na natação para bebês, é recomendado o bebê usar fraldas especiais, que não incham ou vazam na água, facilitando os movimentos, contudo, elas não são obrigatórias. Além disso, o bebê não deve ser alimentado até 01 hora antes da natação e não deve ir às aulas de natação quando estiver doente ou com resfriado.
O bebê pode mergulhar na piscina com a presença do professor, mas só depois de 1 mês de aulas de natação e os óculos de natação só são recomendados a partir dos 03 anos de idade.
O uso de tampões auriculares pode causar eco e assustar o bebê, usar com cuidado.
É normal o bebê se assustar na primeira aula. Para o ajudar, os pais podem fazer brincadeiras com o bebê durante o banho para ele se acostumar com a água.
Fonte: Seu pediatra
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário...