O 61º Campeonato Brasileiro de Másters de Natação realizado em Natal/RN marcou a história da natação potiguar como um dos mais importantes campeonatos já recebidos em terras potiguares. Ao todo, 504 atletas inscritos, dentre eles 15 convidados das equipes da Argentina e Paraguai abrilhantaram o evento nas mais incríveis disputas e demonstrações de amor à natação. 04 dias de competições, além de vários meses e anos de preparação, levaram a equipe anfitriã ao lugar mais alto do pódio.
Natal voltou a ser palco de grandes eventos nacionais. Considerada a 2ª capital com a maior rede hoteleira e uma das principais atrações turísticas de todo o Brasil, Natal carecia de um registro histórico, desde a fundação tanto da FAN quanto da ABMN. Em 48 anos de federação aquática e em 34 anos de ABMN, enfim um campeonato brasileiro mostrou o quanto os potiguares amam este esporte chamado natação.
A preparação para este campeonato seguiu uma linha do tempo saltitando entre interesses diversos, quando no fundo toda a comunidade aquática ansiava por voltar a receber um campeonato brasileiro em Natal e em especial, os nadadores másters. Percalços foram superados e equipes se uniram em prol de um ideal de vida e boa saúde, promovidos pela prática da natação, dos 25 anos de idade em diante.
Durante o discurso de abertura do campeonato, a presidente da ABMN, Helane Magalhães, disse que Natal fazia parte do interesse da ABMN em realizar um grande campeonato há muitos anos. Graças enfim, à parceria realizada com a recém formada associação de nadadores másters do RN – ANMRN, o campeonato pôde ser realizado com toda a estrutura disposta às 66 equipes que entraram no ranking do evento.
Seguindo toda uma programação, o campeonato voltado para atletas másters (acima dos 25 anos de idade) começou na quinta-feira, 05 de abril, com as provas mais longas e difíceis da natação competitiva: os 400m Medley e os 1500m Livre. No 1.500m Livre, 114 atletas disputaram entre 04 séries femininas e 08 séries masculinas. Para agilizar o andamento da competição, a ABMN juntou as séries masculinas 02 em 01, ou seja, os nadadores tiveram que nadar 02 séries em 01, largando cada série numa das cabeceiras das bordas e fazendo os atletas nadarem 02 por raia no sentido invertido ao lado direito da tarja submersa de orientação da raia.
Por um lado, essa adoção agilizou a competição, mas por outro, causou alguns desconfortos obrigando os atletas a nadarem preocupados em não tocar no atleta do lado da raia. Além disso, diversos atletas ainda não acostumados ao ritmo de competições da ABMN reclamaram porque nadaram em pleno sol de meio-dia numa das capitais mais ensolaradas do Brasil. Isso não foi problema para o nadador de Goiás, Antônio Afonso Rodrigues, que simplesmente completou os 1.500m nadando no estilo borboleta.
Ainda no primeiro dia de competição, logo após o 1.500m Livre, a equipe anfitriã surpreendeu nadadores de todo o Brasil ao quebrar o recorde sul-americano no revezamento 4x100m Livre Masculino. Por poucos centésimos, a equipe feminina do RN não quebrou o recorde brasileiro na mesma prova.
Passados os 04 dias de competição, campeões mundiais como o nadador Rodrigo Bardi e a recordista mundial na categoria 90+, Nora Ronai, registraram suas ótimas performances na piscina do Sesi Clube. O coach Alexandre Pussieldi também abrilhantou o evento no 4º dia de competição, marcando presença para instigar a galera máster. O ótimo trabalho da arbitragem da federação aquática norte-rio-grandense foi elogiado por diversos nadadores que estiveram no evento.
Ao final, foram divulgadas a pontuação final e as equipes eficientes, além de terem sido premiados com troféu, os atletas que melhor ranquearam no circuito brasileiro de 2017. O potiguar Paulo de Tarso recebeu da presidência da ABMN sua premiação por ter figurado a 1ª colocação geral no ranking de 2017. Os potiguares anfitriões da competição, além de marcarem o ano como um grande evento, fizeram a festa após saberem do resultado final dentre equipes. Com 53 atletas na equipe do RN, verdadeiros amantes da natação máster, a equipe Potiguar Máster subiu ao lugar mais alto do pódio como campeã brasileira de natação, desbancando diversas equipes do sul/sudeste.
Foto: ANMRN |
Toda a comunidade aquática da natação potiguar se congratula do feito realizado pela equipe do RN, ao destacar a potencialidade de diversos nadadores no cenário nacional máster. Confira os links disponíveis:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário...