Mitos e verdades sobre as massas que ajudam a perder peso - Suporte - Natação do RN

Suporte - Natação do RN

Na piscina ou no mar, tudo sobre natação potiguar

Na piscina ou no mar,
o melhor da natação potiguar

Mitos e verdades sobre as massas que ajudam a perder peso

Compartilhe
Durante anos as crenças populares catalogaram a massa como um dos principais alimentos que não devem ser consumidos, se você quiser perder peso. No entanto, veremos que esta teoria não é inteiramente verdadeira, e que a massa tem muitos benefícios que lhe permitem perder peso.


Isto acontece principalmente porque a massa tem 1,5% de gordura e 15% de proteína. É por isso que satisfaz as necessidades metabólicas do corpo com seus carboidratos, que são absorvidos pelo organismo muito lentamente. Isso explica o sentimento de plenitude que produz e que controla o apetite.

Nestes aspectos se baseou a autora Elisa Celli,  ao escrever em 1984, seu livro La dieta de la pasta (A dieta da massa). Ele mostra que com o consumo adequado deste alimento você pode desenvolver uma dieta equilibrada, que permite reduzir 5 quilos em duas semanas. Claro, sem o uso de acompanhamentos com alto teor de gordura.

Pesquisa sobre as massas
Em uma pesquisa realizada por especialistas do Hospital St. Michael (Toronto, Canadá) constatou que o macarrão, com seu baixo índice glicêmico (gera pouco açúcar no sangue), pode contribuir para a redução do peso corporal, se acompanhado por uma dieta balanceada.

Um total de 2448 pessoas participaram do experimento, que foram convidadas a consumir massa três vezes por semana, em substituição a outros carboidratos. Os resultados indicaram que cada um deles perdeu uma média de 0,5 kg em 3 meses.

Por outro lado, o Instituto Neurológico do Mediterrâneo (Neuromed) da Itália realizou em 2016 um estudo no qual determinou que o consumo de massas não influencia no ganho de peso.

Realidades da massa
A massa pode engordar quando acompanhada de alimentos ricos em gordura, como molhos à base de óleo. De acordo com muitos nutricionistas, esses ingredientes tornam o prato mais sólido, mas não acentuam seus sabores, como fazem as fibras vegetais de ervas e as especiarias.

Este alimento também é prejudicial ao nosso índice de massa corporal quando comido em excesso e como o único prato. Por esta razão, recomenda-se consumi-lo ao meio-dia, para que os carboidratos possam ser processados ao longo do dia. Nós devemos incluí-lo na dieta pelo menos uma vez por semana.

Tenha em mente que as quantidades certas são:
  • 80 g para crianças
  • 200 g para adolescentes
  • 120 g para adultos


Finalmente, pacientes diabéticos, obesos e celíacos devem evitar o consumo de massa, porque seu alto teor de glúten pode prejudicar sua saúde.



Uma dieta baseada em massas
Para consumir massa e ainda conseguir uma perda de peso efetiva, é necessário seguir as seguintes recomendações:

  • Cozinhe-a no ponto al dente, ou seja, não deixe que amoleça completamente, mas retire-a do fogo no menor ponto de cozimento. Isso fará com que a massa fique mais dura para que a pessoa tenha que mastigar mais tempo, alongando a digestão e aumentando o nível de saciedade.


  • Acompanhe o macarrão com nutrientes e proteínas que enriquecem o seu prato, estes podem ser: tomate, abobrinha, frango, peixe, carnes magras, entre outros.

  • Sempre que possível, opte por consumir grãos integrais que contenham mais fibras. Em certas ocasiões, você também pode substituí-lo por macarrão vegetal (por exemplo, a cenoura, que quando cortada em tiras finas pode parecer macarrão).

  • Complemente o consumo de massas com uma dieta balanceada e cheia de frutas e minerais.


Agora que revelamos os mitos criados em torno das massas, você pode seguir nosso conselho e aproveitar este alimento, sem sentir remorso. Lembre-se de que para aproveitar as suas propriedades de emagrecimento, as massas devem fazer parte de uma dieta balanceada. Se você tiver alguma dúvida, consulte um profissional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...

Pages